Página Inicial Steticlin
Clínica de varizes | Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular | Tratamento de varizes a laser e secagem de vasinhos
  • Acessar Aplicativo na iTunes Store
  • SENHA

Dr. Fernando Soares Moreira
CRM 71889

Curtiu?
compartilhe com seus contatos
Prevenção
Se você já paciente da StetiClin, participe do programa preventivo e evite que novas varizes voltem a encomodar.

Agende uma consulta preventiva


Medicina Desportiva


Quando falamos em Medicina do Esporte, a primeira ideia que nos vem à mente é que ela estaria restrita apenas a atletas. Mas a realidade é outra. A atividade física tem diversos benefícios para o corpo, tanto para pessoas sadias quanto para pessoas doentes.>

Essa preocupação com a prática de exercícios físicos é um cuidado importante com a saúde para prevenção de doenças, tratamento e reabilitações.

Dentro da especialidade existem várias ramificações que vão tratar caso a caso, examinando o desempenho do esporte e a influência dele na sua vida!

O que é a Medicina Desportiva?
É uma especialidade da medicina que investe no bem estar por meio de exercícios físicos. O esporte é um meio eficaz que reage positivamente no corpo de qualquer pessoa, sem restrição de idade, porte físico, ou até mesmo de pessoas que nunca tenham feito exercícios.

O meio é abrangente, valorizando a atividade no desempenho físico de atletas, cuidados com o corpo em geral, e atua diretamente na prevenção de doenças de idosos e crianças. Hoje em dia, a medicina esportiva vem sendo muito bem aplicada na reabilitação de pessoas que passaram por cirurgias ou daquelas que são sedentárias.

No que a Medicina Desportiva pode ajudar?
A Medicina Desportiva pode ajudar de diversas formas: na relação de crianças e adultos; para melhorar a qualidade de vida adaptando uma atividade física complementar; na inclusão de exercícios adequados para pacientes em fase de reabilitação; na relação do atleta com o seu esporte, reduzindo as chances de complicações e, sobretudo, na prevenção de outras doenças crônicas. 

A atividade física, sendo bem indicada, trás benefícios para desenvolver a resistência; estimular a regeneração de células do organismo; renovar neurônios e melhorar índices de frequência cardíaca e pressão arterial, fazendo com que a pessoa fique ainda mais disposta em seu dia a dia.

Quais as especialidades envolvidas na medicina desportiva?
Existem várias subespecialidades médicas envolvidas na Medicina Desportiva, tais como: Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia, Ortopedia, etc., além de profissionais de saúde como: Educador Físico, Nutricionista e Fisioterapeuta, que dão suporte na especialidade.

O médico ligado à medicina desportiva precisa estar apto para investigar a ação da doença no corpo, e, a partir do diagnóstico, indicar um exercício específico que vai trabalhar as habilidades necessárias de forma saudável, exigindo unicamente o esforço físico.

Quais os tipos de tratamentos de Medicina Desportiva?
Existem vários tipos de tratamento, sendo necessário primeiramente avaliar e diagnosticar o quadro atual de cada pessoa, mediante exames para identificar o melhor caminho.

Ao tratar de casos que envolvam acidentes, a opção é recorrer à reabilitação física e motora. Já em situações em que a pessoa teve insuficiência vascular – conhecido também como IVC, são necessários exercícios dosados que trabalhem os membros inferiores para que o sangue volte a ter uma boa circulação vascular.

Para atletas que exigem muito do seu corpo, ultrapassando limites, o tratamento é feito especificamente com análise de ossos e onde, na maioria dos casos são relatados problemas com lesões.

Um médico desportista entende sobre os métodos disponíveis, e poderá assim escolher uma das alternativas mais indicadas para lhe proporcionar uma vida mais saudável, e para sua recuperação ou reabilitação.

Preciso fazer algum tipo de exame?
Sim. São necessários exames laboratoriais, eletrocardiograma, teste ergoespirométrico, avaliação de aptidão física e avaliação nutricional.

Os exames laboratoriais avaliam os elementos no sangue. O teste ergoespirométrico mede a função cardíaca e pulmonar, e é muito importante na prescrição da intensidade do exercício. A avaliação física nos permite avaliar o equilíbrio, a coordenação, a agilidade, a velocidade, a flexibilidade e a potência muscular. Já a avaliação nutricional, tem como principal função avaliar os hábitos alimentares e a composição corporal.

Reconhecimento da Medicina Desportiva
Os profissionais médicos com o Título de Especialista em Medicina Esportiva são reconhecidos pela SBME / AMB (Associação Médica Brasileira), e estão de acordo com as normas acadêmicas para exercer a função.

 




Perguntas mais frequentes sobre o tratamento de varizes

CADASTRE-SE

Receba em seu e-mail sugestões para evitar as varizes

Clínica Pinheiros

Rua Teodoro Sampaio, 352 . Sala 174
TEL.: (11) 3798-1116

Clínica próxima do Jardins, Av. Paulista, Clínicas, Sumaré, Consolação, Rebouças, Pacaembu, Hgienópolis, Perdizes, Bela Vista, Jardim America e Vila Madalena.

Clínica Centro

Rua Conselheiro Crispiniano, 72 . Sala 62
TEL.: (11) 3255-7266 - FAX: (11) 3255-7666

Clínica próxima da República, Anhagabaú, Rua 7 de Abril, São Bento, Santa Cecilia, Higienópolis, Rua da Consolação e Av. 9 de Julho .

Clínica Santana

Av. Água Fria, 467 - Cj.145
TEL.: (11) 3255-7266

Clínica em Santana, próximo do Hospital São Camilo, Água Fria, Av. Engenheiro Caetano Álvares, Jardim São Paulo, Casa Verde, Lauzane, Imirim, Tremembé e Tucuruvi.

Convênios atendidos

A Clínica atende os principais planos de saúde, como: Allianz, Amil, Bradesco Saúde, Itaú Unibanco, SulAmérica, Maritima, Medial, entre outros

ATENÇÃO!
As informações oferecidas por este site não substituem o acompanhamento dos médicos
especialistas em Angiologia, Cirurgia Vascular e Medicina do Esporte.
CopyRight © 2015 . STETICLIN - Todos os direitos reservados.
www.steticlin.com | Incluir aos favoritos | BRASIL